sábado, 24 de abril de 2010

Pele renovada

O tratamento de ferimentos e queimaduras graves na pele e o combate à calvície poderão sofrer um grande avanço nos próximos anos. A razão é que pesquisadores da Academia Real holandesa de Artes e Ciências, da cidade de Utrecht, garantem ter encontrado nos folículos capilares(onde se localiza a raiz do cabelo) a célula-tronco que origina as células das três camadas da pele: as presentes nos próprios folículos, as das glândulas sebáceas umificadoras e as epiderme interfolucular(tecido intermediário da pele). Até agora, os cientistas acreditavam que as células-tronco cutâneas só eram capazes de originar outras dá mesma família.
A pesquisa publicada na revista "Science" de março, também poderá aprimorar a realização de transplantes e a fabricação de novas peles em laboratório, o que já é feito anualmente, mas tendo como resultado uma pele pessecada e sem pelos.
O estudo foi realizado com ratos, que tiveram os ferimentos cicatrizados ao receberem as células-tronco na região da pele danificada. A expectativa agora é que, em torno de 2 a 3 anos, seja possível isolar essa e´pécie de célula-mãe da epiderme também em seres humanos. "É tentador especular que isolando as células-tronco poderemos melhorar os procedimentos para curar as feridas da pele e o implante de cabelo, entre outras coisas. Nosso estudo é centrado em células-tronco de ratos, mas acreditamos que a mesma célula exista em seres humanos. Isso, no entanto, ainda precisa ser provado", explica Hugo Snippert, um dos estudantes envolvidos na pesquisa holandesa coordenada pelo professor Hans Clever.

Nenhum comentário:

Postar um comentário