sábado, 24 de abril de 2010

Jovens Suicidas - Cerca de 1 milhão de pessoas se matam por ano, a maioria adolescentes

No dia 05 de janeiro, Shushant Patil, de 12 anos, foi encontrado enforcado no banheiro da escola em Munbai, na Índia. Na mesma cidade, Neha Sawant, de 11 anos se enforcou com uma corda no local onde morava. Esse são dois dos 32 suicídios cometidos por crianças e adolescentes na cidade nos primeiros 26 dias de 2010. No país, mais de 100 mil pessoas dão cabo da própria vida anualmente.
É essa realidade não é exclusiva da Índia. a irlandesa Phoebe Prince, estudante de 15 anos foi encontrada enforcada na escada do prédio onde morava, em South Hadley, nos Estados Unidos, no dia 14 de janeiro. O principal motivo para o suicídio da jovem teria sido a prática de bullying(ela teria sido vítima de intimidações físicas e psicologicas). Nove colegas da garota foram indicados pela justiça do estado de Massachussetts. Na universidade de Cornell(EUA), desde setembro do ano passado, quando começaram as aulas, investiga-se o suicídio de seis estudantes.
segundo a organização Mundial da saúde(OMS), cerca de 1 milhão de pessoas suicidam por ano nu mundo. "Há uma necessidade urgente de uma ação global para previnir essas mortes desnecessárias. Para cada morte por suicídio há um grande número de familiares e amigos cujas vidas são devastadas emocionalmente,", diz Catherine Le Gals-Camus diretora-geral assistente da OMS.
"O suicídio se concentra mais na adolescência e no início da vida adulta e pode ser a terceira principal causa de morte, dependendo do país. É um comportamento que sofre a interferência de vários fatores: culturais, como maior exigência escolar e distanciamento afetivo; sociodemográficos, já há um número maior de suicídios entre homens solteiros, além dos psiquiátricos e biol[ogicos, entre outros", explica a psicóloga Blanca Werlang, professora de Pós-graduação em psicologia da Pontificia Universidade católica (PUC) do Rio Grande do sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário