sábado, 24 de abril de 2010

A ameaça de Chagas - Doença transmitida pelo barbeiro chega a outros países e, no Brasil, cresce o contágio por via oral


A doença de Chagas, mal transmitido pelo inseto conhecido como barbeiro, atinge 8 milhões de pessoas no mundo - mais de 3 milhões delas no Brasil. Presente especialmente entre a população pobre e de áreas rurais dos países tropicais, a procura pela cura desse mal seria negligência pela indústria farmacêutica, que não tem interesse em produzir remédios para pessoas que não têm dinheiro para comprá-los.O mal de Chagas provoca a dilatação dos músculos do coração e o aumento do órgão, o que pode levar à morte.

No entanto, nos últimos anos, devido aos fluxos migratórios, países ricos onde sequer existem barbeiros capazes de transmitir a doença passaram a assistir a um número crescente de pessoas infectadas. Além de presença dos migrantes de países em desenvolvimento já infectados pela doença também é bastante comum a transmissão ocorrida durante transplantes e transfusões de sangue. Nos Estados Unidos, por exemplo, já são mais de 100 mil pessoas com a enfermidade. Na Espanha, há grupos que reúnem doentes. "Obviamente a doença estar se espalhando pelos países ricos não é uma coisa boa, mas por conta disso o interesse por novos tratamentos vem aumentando", explica Flávio Gulherme Pontes, acessor da organização Iniciativa medicamentos para Doenças Negligenciadas, que luta pelo desenvolvimento de tratamento para doenças que não recebem atenção da indústria farmacêutica.

Por conta disso, a Sociedade Brasileira de Cardiologia(SBC) lança nesse mês a primeira diretriz voltada para médicos sobre prevenção, diagnóstico e tratamento da doença. A expectativa é que até o final do ano ela seja usada em países onde atualemente não se sabe como tratar o mal.

Já no Brasil, onde existem determinações para se testar a presença da doença de Chagas antes de transfusões e transplantes, é a transmissão por via oral que tem inflado os números de contaminados.Nessa modalidade o barbeiro é esmagado durante o processo de preparo de alimentos como açaí e caldo de cana e todos os parasitas armazenados nele são lançados de uma única vez no organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário