terça-feira, 6 de julho de 2010

Tempestade tropical Alex chega a Belize


A tempestade tropical Alex, a primeira da temporada de furacões no Atlântico, tocou terra em Belize com ventos máximos sustentados de 100 km/h, informaram no dia 26 de sábado meteorologistas americanos.
O centro da tempestade se deslocava sobre o território do país arrastando chuvas intensas e se prevê que cruzará a península de Iucatã, no México, esta noite, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

Mais cedo, a Direção Geral de Proteção Civil (DGPC) de El Salvador elevou o alerta em todo o seu território em razão das chuvas causadas pela tempestade tropical Alex.

Segundo o diretor de la DGPC, Jorge Meléndez, a decisão foi tomada devido às intensas chuvas, que teriam gerado uma "situação preocupante". "Declaramos alerta amarelo para todo o território nacional. Assim acionamos a ativação imdeiata dos centros de emergência nacional", disse Meléndez, em uma coletiva de imprensa.

O funcionário detalhou que o rio Grande começou a transbordar na periferia da cidade de San Miguel, localizada a 136 km ao leste da capital San Salvador.

Segundo o Serviço Nacional de Estudos Territoriais (SNET), em alguns pontos do oeste do país já se acumulam 110 milímetros de água e a ameaça de deslizamentos de terra é latente. As precipitações poderão alcançar até 200 milímetros.

Em razão da tormenta tropical Alex estar chegando à América Central pelo Belize, o SNET prevê que se produzirá um enfraquecimento desse fenômeno atmosférico no Caribe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário