terça-feira, 6 de julho de 2010

Belize e Turismo: resquicios do passado maia


Na Reserva Natural Tapir Mountain, Portillo conduzia um grupo de viajantes ao longo de uma caverna. Água escorria de uma fenda e as lanternas projetavam sombras nas paredes. Adiante, crânios e vasos quebrados alinhavam-se em um corredor a perder de vista. Tudo lembrava um tempo em que cerimônias com sacrifício humano, sangue e alucinógenos eram práticas religiosas comuns.
Localizado abaixo da Península de Yucatán, no Caribe, Belize é mais conhecido pelas águas azuis-turquesa e pela colorida barreira de corais. Mas, nos últimos anos, o turismo no país cresceu e suas terras, florestas e subterrâneos conquistaram aficionados por aventura.
Tours em cavernas são, atualmente, oferecidos às dúzias, principalmente no Cayo District, onde montanhas encontram o céu e há centenas de grutas. Cerca de dez são procuradas pelos visitantes. As possibilidades de trekking variam. Há desde passeios de um dia até opções para experts, com escaladas e longos trechos a nado. "A menos que seja um arqueólogo, nunca verá lugares como os que existem em Belize", diz John Moses, da Sociedade Nacional de Espeleologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário